BLOG

Boric defende reação conjunta da América Latina em caso de tentativa de golpe no Brasil

Chile

Às vésperas do plebiscito pela nova Constituição do Chile, o presidente deu uma entrevista à revista Time na qual elogiou a carta pela democracia no Brasil e criticou líderes de esquerda autoritários
Continua após a publicidade

SANTIAGO – O presidente do Chile, Gabriel Boric, concedeu uma longa entrevista à revista americana Time, na qual falou sobre sua relação com os governos da América Latina, inclusive os autoritários da Venezuela e Nicarágua, e chamou para uma reação da região caso haja uma tentativa de golpe nas eleições brasileiras. A poucos dias de um momento crucial de seu governo, o presidente também falou de seus planos após o plebiscito deste domingo.

“Se houver uma tentativa, como houve na Bolívia, por exemplo, em 2020, onde as acusações de fraude acabaram sendo usadas para justificar um golpe de Estado, a América Latina tem que reagir em conjunto para evitar que isso aconteça”, respondeu Boric quando questionado sobre o que faria caso Jair Bolsonaro não aceite o resultado das eleições de outubro.

“Foi muito promissor ver a carta de São Paulo, que reúne um milhão de assinaturas a favor da democracia, de um amplo recorte [da sociedade e da política]. Acho que foi um sinal forte da sociedade brasileira.”

O manifesto, redigido em julho em reação às investidas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas, teve inicialmente 3 mil signatários de diferentes setores da sociedade civil e viu o número de adesões crescer consideravelmente após ser aberto ao público em geral, em 26 de julho. No começo deste mês a carta ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas.

Na última segunda-feira, 29, o Chile convocou o embaixador do Brasil em Santiago, Paulo Pacheco, para consultas após as declarações de Bolsonaro contra o líder chileno, a quem acusou de “queimar o metrô” nos protestos de 2019, informou a chanceler Antonia Urrejola. A acusação foi feita no primeiro debate eleitoral entre os presidenciais no último domingo, 28.

Esquerda na América Latina

Boric também teve de responder sobre outros líderes latino-americanos, especialmente os da esquerda autoritária, que ele busca manter distância política. “Sou uma pessoa de esquerda profundamente democrática. Acho que as derivas autoritárias que os líderes permitiram à esquerda causaram muitos danos não apenas à ideia de esquerda, mas também ao seu próprio povo. É por isso que eu sou um democrata antes de tudo”, disse.

“Não posso ficar indignado quando os direitos são violados na Palestina, mas não na Nicarágua. Quando a defesa dos direitos humanos é parcial, perde legitimidade. Sou muito crítico das derivas autoritárias da esquerda da região, e isso me custou muitas críticas no meu setor político. Às vezes no meu setor não há muita vontade de criticar o seu. E acho que isso é um erro.”

O presidente de 36 anos citou Lula e Gustavo Petro – novo presidente da Colômbia – como exemplos de esperança para uma esquerda com as quais gostaria de trabalhar. “E no Chile vamos fazer diferente. Também tenho esperança de que com alguns do novos governos – o de Petro, por exemplo, ou potencialmente o de Lula se ele voltar – possamos avançar nessa direção.”

Boric também foi questionado sobre sua crítica à Cúpula das Américas que deixou de fora Nicarágua, Cuba e Venezuela. “A exclusão não funcionou para corrigir as coisas. Veja Cuba. Foi excluída da [Organização dos Estados Americanos] nos anos 70. Isso teve algum impacto? Eu preferiria poder dizer a Daniel Ortega que não concordo com ele e que ele deveria libertar presos políticos – [como] Dora Maria Téllez – para dizer isso na cara dele e confrontá-lo. Se temos eventos multilaterais e só temos aqueles que concordam juntos, não faz mais sentido.”

A revista também perguntou a opinião de Boric sobre o outro líder jovem da região, Nayib Bukele de El Salvador e se o considerava um autocrata. “Não o conheço pessoalmente e ele não participou de cúpulas multilaterais. E se você escolher livremente não participar, isso é suspeito. Por que não enfrentar o escrutínio de seus pares? Pelo que estudei e pelas minhas conversas com salvadorenhos, há de fato uma tendência autoritária para enfrentar um problema realmente sério: as gangues. Eu sei que é uma situação muito difícil e tem que ser enfrentada de forma muito decisiva, mas isso não pode ser feito minando a democracia. A verdade é que não me identifico com a forma como Bukele está liderando seu governo. Ele provavelmente sente o mesmo por mim.”

Nova Constituição

No próximo domingo, 4 de setembro, os chilenos vão votar em um plebiscito para dizer se aprovam ou rejeitam o texto entregue pela convenção constitucional em 4 de julho. Após um plebiscito de entrada que teve 78% de aprovação para uma nova Carta Magna, as últimas pesquisas de intenções de voto apontam uma possível vitória da rejeição. Um cenário que preocupa o governo Boric.

“Ainda temos consenso sobre a necessidade de uma nova constituição e a necessidade de atualizar os fundamentos de nossa sociedade”, disse à Time caso ganhe a rejeição. “Estou convencido de que vamos chegar lá, independente do resultado de 4 de setembro. Agora, nós, como governo, temos o dever de governar, não importa o que aconteça. Há problemas que vão além da conversa constitucional. Aumento do custo de vida, inflação, segurança, direitos da criança, educação, reforma da saúde, reforma tributária, vamos continuar trabalhando nisso tudo. Se o rechaço vencer, demoraremos um pouco mais, mas chegaremos lá.”

Ele elogiou o texto da nova Constituição e defende que mudanças devem ser feitas depois, no Congresso, após uma vitória do Aprovo no próximo domingo. “Eu acho que é positivo [o texto]. É um avanço. Aborda questões que são realmente importantes não só para o Chile, mas para o mundo. Tem uma visão de harmonia entre desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente, realmente alheia às constituições do século XX. Incorpora uma perspectiva feminista, o que é fundamental. E estabelece algumas coisas tremendamente importantes, para as quais temos que avançar progressivamente: os direitos dos trabalhadores, a difusão de oportunidades e recursos fora de Santiago. Eu tenho uma boa opinião sobre o projeto. Sempre há coisas que podem ser melhoradas, e estamos tendo esse debate. Mas é um grande passo para o Chile.”

ESTADÃO

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Argentina

Las universidades argentinas marchan en defensa de la educación pública

Más
Bolivia

Detenido el exministro de Evo Morales que estuvo a cargo de la estrategia de industrialización del litio boliviano

Más
Venezuela

El chavismo pone trabas a las adhesiones a Edmundo González Urrutia, el candidato de la oposición

Más