Socialistas trocam experiências sobre política na América Latina
NoticiasSocialistas trocam experiências sobre política na América Latina
Representantes de partidos que integram a Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL) trocaram, na quinta-feira, 5, experiências sobre a realidade e desafios de países da região. O evento teve como principal tema a aplicação de mecanismos de transparência como forma de evitar a corrupção.
A ideia foi do socialista uruguaio Fernando López, que propôs uma discussão ampla e aberta sobre a situação de países latino-americanos. «Nós, socialistas da América Latina, somos conhecidos por colocar problemas na mesa, analisar-los e vence-los. Por isso estamos aqui», disse.
Leia o que falaram outros socialistas:
Josefina Duarte, Partido Revolucionario Febrerista del Paraguay
«O tema que vamos tratar nesse evento não basta fala-lo, temos que pratica-lo e isso só se faz com a participação popular. É fundamental que, como líderes que somos, tomemos a responsabilidade de que mais pessoas se coloquem para atuar na política. (…) Estamos numa situação muito delicada no Paraguai. Enfrentamos o dinheiro do tráfico de drogas. Enfrentamos o dinheiro que não se contabiliza no financiamento dos partidos políticos. Há muitas leis que não se cumprem.»
Estela Molero, do Partido Socialista da Argentina, secretária-geral adjunta da CSL
«Vejo com satisfação a presença de companheiras mulheres e da juventude. Na CSL, queremos promover a participação e o desenvolvimento tanto da mulher como da juventude. Nesse continente tão desigual, as mulheres são as mais desiguais entre os desiguais. Nos partidos socialistas temos que levantar o princípio da igualdade e da justiça. Sem isso, não temos razão de existir.»
Hugo Cabieses, do Partido Socialista do Peru
«No Peru, tivemos uma ditadura atroz com Alberto Fujimori e acabamos com ela com base em diversos temas, mas basicamente por causa da corrupção. O primeiro ponto do programa da esquerda unificada no Peru é justamente a luta contra a corrupção. O Fundador o Partido Socialista do Peru , Javier Canseco, fez da luta contra a corrupção um elemento fundamental de sua vida política. Não é o único tema da agenda, mas é muito importante que devemos todos nos debruçar sobre isso para que não cometamos esse conjunto de erros que tem se cometido em vários países.»
Senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)
«É durante as crises que encontramos as grandes soluções e também encontramos os grandes líderes. (…) Quem resolve a crise econômica é a política. Se nós tivermos partidos políticos responsáveis com a transparência, é possivel alcançar essa vitória. Sem dúvida que esse debate pode contribuir para o aspecto democrático. O Brasil tem uma democracia com dezenas de partidos políticos e isso contribui para o enfraquecimento da democracia.»
Paulo Câmara, governador de Pernambuco
«Discutir temas como a transparência, buscar fazer mais com menos, com mais ética, instituições que funcionem para o povo, esse é um debate que precisa ser feito todos os dias por nós, que queremos um Brasil melhor e uma América Latina mais inclusiva.»
Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira
«Projetos importantes da esquerda na América Latina fracassaram porque não observaram princípios da ética, da transparência e da democracia. Se não se observar o respeito a instituições e às regras pré-estabelecidas, não podemos chamar o projeto de socialista.»
Assessoria de Imprensa/PSB Nacional