Salvador Allende tem seleção inédita de discursos lançada na esteira de Gabriel Boric
ChileUbu traduzirá, em coleção coordenada por Vladimir Safatle, falas do presidente deposto pelo golpe de Pinochet
A editora Ubu comprou os direitos para publicar uma seleção inédita de discursos e entrevistas do ex-presidente chileno Salvador Allende, deposto pelo golpe militar de 1973 que daria origem à ditadura de Augusto Pinochet.
O volume terá textos traduzidos pela primeira vez ao português e sairá no segundo semestre, integrando a coleção Explosante, coordenada pelo professor de filosofia Vladimir Safatle, da Universidade de São Paulo.
«Faz parte da ideia da coleção de disponibilizar aos brasileiros documentos fundamentais da história política dos últimos 50 anos, de permitir o acesso direto dos leitores e leitoras a textos que influenciaram a história e mobilizaram pessoas», afirma Safatle.
O livro, publicado em parceria com a Fundação Salvador Allende, terá prefácio do chileno Rodrigo Karmy e amplo material de apoio fotográfico para contextualizar as falas.
Estarão na seleta, por exemplo, o discurso de Allende no Estádio Nacional em novembro de 1970, poucos meses após ser eleito à Presidência; sua primeira mensagem ao Congresso, em maio de 1971; e sua fala na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em dezembro de 1972.
O lançamento vem na esteira da eleição do jovem esquerdista Gabriel Boric, que tomou posse como presidente no mês passado fazendo acenos a Allende e escolhendo a neta do ex-mandatário, Maya Fernández Allende, como sua ministra da Defesa.
FOLHA DE S. PAULO