PSB é reconduzido para o comando da CSL por mais três anos
NoticiasO Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi escolhido nesta sexta-feira, 6, por unanimidade, para continuar à frente da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL) por mais três anos. O grupo, que reúne 12 partidos e movimentos de orientação socialista, tem como secretário-geral o vice-presidente do PSB, Beto Albuquerque.
A CSL também definiu na reunião, realizada no Rio de Janeiro, criar três subsecretarias: a da região dos Andes, que será comandada pelo Partido Socialista do Chile; a do rio da Prata, que ficará com os socialistas argentinos; e a do Caribe, que inicialmente ficará sob responsabilidade do Partido Socialista do Uruguai. Os representantes partidários aprovaram o estatuto da CSL, com novas regras de funcionamento da organização, e o texto «La corrupción y los gobiernos de izquierda en América Latina», de autoria de Fernando Lópes D’Alesandro, do PS uruguaio.
O encontro da CSL começou na quinta-feira, no hotel Rio Othon Palace. Lideranças socialistas e movimentos sociais se reuniram para debater o combate à corrupção e o uso de mecanismos de transparência para que a população ajude a fiscalizar o Estado.
Para qualificar a discussão, a CSL chamou organizações da sociedade civil, como a ONG Contas Abertas e a Transparência Internacional, que mostraram exemplos de medidas já adotadas e apontaram desafios para os países da região.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional