BLOG

Partidos socialistas da América Latina divulgam “Declaração de Lima” em defesa da soberania e da democracia

Noticias
Molon (secretário-geral eleito), Aída (membro do PS e ex-embaixadora do Peru) e Beto Albuquerque.
Molon (secretário-geral eleito), Aída (membro do PS e ex-embaixadora do Peru) e Beto Albuquerque.

A Coordenação Socialista Latino-americana (CSL), entidade formada por partidos socialistas e movimentos políticos de 11 países da América Latina e Caribe, divulgou neste domingo (5/5) a Declaração de Lima, com as conclusões da reunião que promoveu na capital do Peru neste final de semana.

No documento, sobre a crise da Venezuela, os socialistas defendem os princípios da autodeterminação dos povos e criticam o Grupo de Lima por ter se tornado “na prática, um braço internacional operador da agressão e da ingerência dirigida por Donald Trump contra a soberania e a autodeterminação” daquele país.

A CSL exige dos governos do Grupo de Lima que cessem as ações violentas que “buscam subverter a democracia e a institucionalidade” em Venezuela.

A declaração ainda denuncia os “graves riscos” à soberania dos países da região devido “à estratégia de privatização dos recursos e serviços públicos, que afeta o exercício dos direitos básicos da sociedade”.

Na noite de sexta-feira, no Congresso Nacional do Peru, representantes da CSL participaram de uma homenagem ao fundador do Partido Socialista peruano Javier Diez Canseco Cisneros, congressista considerado um dos mais destacados líderes políticos de sua geração no país.

Em sua saudação ao socialista peruano, Beto Albuquerque destacou a importância do político, do líder partidário e do internacionalista, comprometido ao longo de sua vida com a causa da justiça social e do combate à corrupção.

“Em seus mais de 45 anos de atuação política, Canseco empregou toda sua força, energia e sabedoria para lutar pela democracia e defender os mais desfavorecidos”, afirmou Albuquerque.

“Canseco é uma referência para todos aqueles que creem na construção de um mundo mais decente, livre das injustiças e iniquidades que sonhamos superar”, completou.

A Declaração de Lima também inclui informes da Colômbia e do Brasil, sobre a “grave situação de violação de direitos humanos e políticos” contra Angela María Robledo – que nas últimas eleições foi candidata a vice-presidente da República, pelo Partido Verde, na chapa de Gustavo Petro – e a prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, considerada “injusta e política”.

A manifestação da CSL ainda destaca as ameaças à Amazônia e aos povos indígenas do continente, e estabelece como pilares da luta das mulheres “a democracia paritária e alternância nos processos de participação política, a luta contra a violência de gênero e a participação na tomada de decisões”.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 11.22.29
Molon, secretário-geral eleito da CSL, falou sobre a soberania dos países latino-americanos.

Eleição – Durante o encontro, que teve como tema central «Socialismo Latino-americano para a paz e o bem-estar social», os participantes escolheram a nova direção da CSL para o próximo triênio, que será coordenada pelo deputado federal e líder da Oposição Alessandro Molon, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Por decisão unânime, Molon sucede ao companheiro de partido, o vice-presidente de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque.

Durante a reunião, Albuquerque apresentou um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos e fez um agradecimento. «Encerro hoje meus quatro anos à frente da CSL, agradeço o apoio e a confiança fundamentais de todos os partidos, movimentos e ao núcleo das mulheres socialistas da CSL. Creio na continuidade do trabalho e no fortalecimento da organização dos nossos partidos e na permanente luta socialista na América Latina», afirmou.

A nova direção compreende secretarias-adjuntas ocupadas pelos PS de Uruguai, Argentina e Chile, e subsecretarias regionais a cargo do PRF do Paraguai (Cone Sul), do PS do Peru (Andina Amazônica), e do PRD do México (Circuncaribe).

Participaram da reunião 30 representantes da Argentina (Partido Socialista da Argentina), do Brasil (Partido Socialista Brasileiro – PSB e Partido dos Trabalhadores – PT), Colômbia (Movimento Colômbia Humana), México (Partido da Revolução Democrática – PRD), Paraguai (Partido Revolucionário Febrerista – PRF) e Peru (Partido Socialista – PS e Movimento Novo Peru), além dos congressistas peruanos Tania Pariona (MNP) e Alberto Quintanilla (PS-MNP) e de representantes do Movimento ao Socialismo Allendista, do Chile.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 11.22.30 (2)
Yara (ass. Rel. Int. PSB), Anne Karoline (sec. nac. Mulheres do PT) e Rogelia (sec. Gên. do PRD Méx.).

Mulheres, Gênero e Igualdade

No domingo, representantes de partidos socialistas e de movimentos políticos da CSL Mulheres, Gênero e Igualdade divulgaram a «Carta de Lima» com as conclusões de seu encontro. No documento, reafirmaram o compromisso pela democracia paritária e a alternância nos processos de participação política, o combate à violência de gênero e, em particular, o feminicídio, além da luta pela erradicação da pobreza assim como a ampliação do acesso aos serviços básicos às mulheres.

Segundo a secretária-geral do núcleo, Dora Pires, do PSB, as socialistas debateram a situação das mulheres diante do avanço do fascismo no continente latino-americano. «Nos preocupa a todas as companheiras a tendência conservadora e, mesmo, fundamentalista, que atenta contra a ideia de igualdade de gênero», afirma Dora.

O documento alerta ainda para a perda de direitos sociais e para a necessidade de mobilização. «Existe um risco de perda de direitos conquistados, assim como uma avaliação positiva da grande mobilização mundial das mulheres em defesa de seus direitos», como a Paralisação Internacional de Mulheres, a iniciativa #NiUnaMenos, que se estende da Argentina ao México, como #MeToo, la Maré Verde, entre muitos outros movimentos.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 11.22.30 (1)
No encontro, representantes da CSL Mulheres, Gênero e Igualdade divulgaram a «Carta de Lima».

 

Abaixo seguem a íntegra das declarações:

Declaración final 

Declaración sobre Colombia 

Declaración sobre Presidente Lula

 

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más