Núcleo de mulheres socialistas da CSL se reúne em Brasília a partir desta terça-feira (27)
MujeresO núcleo de Mulheres, Gênero e Igualdade da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL-MGI) se reunirá a partir desta terça-feira (27), em Brasília, para uma série de atividades com o objetivo de analisar a conjuntura política e debater a participação feminina na política.
No primeiro dia pela manhã, o encontro será na sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e terá a presença de mulheres de nove partidos socialistas latino-americanos. Elas serão recebidas pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, pelo secretário-geral da CSL e vice-presidente de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, e pela secretária-geral da CSL-MGI e secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires. A situação de cada país da América Latina representado será o tema desta reunião.
À tarde, as socialistas irão se dividir em grupos por regiões para traçar as metas de trabalho para o próximo ano. Estela Molero (Argentina), Shady Ruiz Diaz Medina (Paraguai), Carmen Anastasia Suarez (Uruguai) e Casilda Rosales Rojas (Bolívia) vão compor a mesa da secretaria do Cono Sur. Na mesa da secretaria Circuncaribe vão participar Benilda Santana (Panamá) e Rogelia Gonzales (México). Já na composição da secretaria da região andina estarão presentes Karina Delfino Mussa (Chile), Gladyz Fernandéz (Peru), Gahela Contreras (Peru), Patricia Romero (Peru), Silvia Salgado (Equador) e Susana Delgado (Equador).
Na quarta-feira (28) pela manhã, as doze integrantes da CSL-MGI vão trocar experiências com a bancada feminista da Câmara dos Deputados.
Esta reunião precede a abertura do III Encontro Internacional de Mulheres Socialistas. Promovido pelo segmento feminino do PSB e realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a partir das 19h, o evento marca a comemoração dos 18 anos de criação da Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do partido. Estarão presentes mais de 300 parlamentares, militantes e filiadas de todo o Brasil, além das socialistas latino-americanas.
Como reconhecimento das ações realizadas pela SNM será feita a entrega de 18 medalhas comemorativas às pessoas que contribuíram com o fortalecimento partidário do segmento de mulheres no PSB.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional