Nicarágua | Legislar o poder absoluto é um ataque à liberdade
NicaraguaA Aliança Progressista está profundamente alarmada com a recente aprovação pelo Parlamento nicaraguense de reformas constitucionais que concedem aos Co presidentes Daniel Ortega e Rosário Murillo controle irrestrito sobre todos os ramos do governo, instituições independentes e a mídia. Se essas mudanças forem promulgadas no início do próximo ano, elas consolidarão a queda da Nicarágua em um regime autoritário e isolarão ainda mais o regime internacionalmente.
Há muito que condenamos o desmantelamento sistemático das instituições democráticas e a violação dos direitos humanos no atual regime. Estamos resolutamente com as forças democráticas da Nicarágua, que enfrentaram imensas dificuldades para resistir à tirania. Mais de 200 presos políticos foram exilados à força em fevereiro de 2023, e inúmeros outros permanecem detidos, exilados ou sob constante perseguição. Este último movimento, manipulando a constituição do país, intensifica a campanha de repressão e controle do regime.
A consolidação do poder dentro de uma única família não é apenas uma regressão adicional para a Nicarágua, mas também uma grave ameaça à estabilidade regional. As alianças do atual regime com governos autoritários minam os princípios democráticos e as liberdades fundamentais defendidas pelos movimentos progressistas nas Américas.
A Aliança Progressista cerra fileiras com partidos irmãos em todo o mundo e a comunidade internacional para fortalecer o apoio ao povo da Nicarágua enquanto trabalham para restaurar a democracia, o Estado de Direito e o respeito pela dignidade humana. A Nicarágua não enfrentará essa luta sozinha
Aliança Progressista