Julgamento do impeachment de Dilma Rousseff começa nesta quinta (25)
NoticiasO julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff, acusada de ter cometido crime de responsabilidade, será iniciado na próxima quinta-feira, dia 25. O rito foi definido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Segundo o ministro, a expectativa é que o julgamento deva durar, no mínimo, quatro dias. Os dois primeiros dias serão dedicados à apresentação de questões de ordem e à oitiva das oito testemunhas arroladas. A acusação, que abriu mão de quatro nomes, vai apresentar apenas duas testemunhas, enquanto a defesa manteve as seis a que tem direito. Essa fase inicial de tomada de depoimentos deve seguir até a madrugada do próximo sábado (27).
Na segunda-feira da próxima semana (29), a expectativa é que seja realizada a oitiva da presidente afastada. Ela afirmou que vai comparecer ao Senado para se defender das acusações que constam no processo de impeachment. Dilma é acusada de ter cometido crime de responsabilidade ao atrasar, de forma proposital, o ressarcimento aos bancos públicos de pagamentos de programas sociais a bancos públicos com o intuito de maquiar as contas públicas.
A votação do processo de impeachment será nominal e deve acontecer também no dia 29 de agosto. Se pelo menos 54 dos 81 senadores votarem a favor do impedimento, Dilma será definitivamente afastada e ficará inelegível por oito anos a partir do fim de 2018. Ou seja, até 2026.
Transmissão ao vivo
O Senado Federal transmitirá ao vivo o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff pelo YouTube, site de compartilhamento de vídeos. A transmissão será feita pelo canal da TV Senado e pela Rádio Senado, a partir das 7h. O link para acompanhamento da sessão via internet estará disponível nos sites dos dois veículos a partir de quinta-feira e vai possibilitar que o julgamento seja acompanhado pelo computador ou por dispositivos móveis até mesmo por quem está fora do Brasil.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional