«A luta em defesa da mulher é uma luta de todo socialista», afirma Beto Albuquerque
MujeresEm novembro de 2015, no Rio de Janeiro, a Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro (SNM/PSB) propôs a criação do Núcleo de Estudos de Gênero durante o encontro da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL).
No dia 13 de dezembro de 2015, em Recife (PE), o núcleo de estudos foi instalado durante a realização do 2º Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, no qual estavam presentes diversas representantes internacionais integrantes da CSL. Na respectiva data, foi assinada a Declaração de Recife, documento que marca a criação da instância Mulheres, Gênero e Igualdade (CSL-MGI) para discutir políticas para mulheres e igualdade de gênero. A carta estabelece como objetivo a implementação de políticas de paridade nos partidos membros e a promoção de políticas públicas contra violência baseada em gênero.
O vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e secretário-geral da Coordenação Socialista Latino-americana (CSL), Beto Albuquerque, destaca que a criação de um núcleo de estudos que representa as mulheres latino-americanas é um passo muito importante que reforça a convicção política socialista sobre a relevância do papel delas em todos os cenários.
«Queremos que este papel seja reconhecido e que sejam refutadas todas e quaisquer políticas discriminatórias ou de violência contra a mulher», afirma.
Assessoria de Comunicação / PSB