Vitória do PRF impõe duro golpe ao conservadorismo no Paraguai, afirma Albuquerque
NoticiasO comunicador Mario Ferreiro venceu neste domingo (16) as eleições para a intendência de Asunción, quebrando uma hegemonia de 15 anos do Partido Colorado na capital paraguaia.
Liderada pelo Partido Revolucionário Febrerista, a coalisão Juntos Podemos reuniu mais de uma dezena de legendas e movimentos e somou na capital 51,1% dos votos frente aos 40,5% obtidos pelo adversário conservador Arnaldo Samaniego.
No restante do país, a aliança derrotou os colorados na maioria dos municípios do departamento Central, que concentra grande parte do eleitorado. Das três principais cidades do interior do país, a coalisão em torno do PRF venceu em duas, Concepción e Encarnación. O Partido Colorado manteve a intendência de Ciudad del Este.
O resultado aponta uma mudança no quadro político para a disputa presidencial de 2018, com o fortalecimento dos partidos de oposição ao atual presidente, o empresário Horacio Cartes. “As pessoas querem a unidade da oposição para derrotar o projeto hegemônico. Temos uma cidade com muitos problemas , mas com muitas oportunidades”, afirmou Ferreiro.
“Se esgotou um modelo, de grupos que mantêm privilégios. Se estabelece a partir de agora um novo cenário cenário político no país. A oposição tem que aprender a lição dos eleitores de (manter) a unidade (…) o Paraguai tem problemas muito concretos. Há poucos que têm muito e muitos que têm nada. São sinais positivos para a democracia paraguaia”, disse o novo mandatário de Asunción.
Para o secretário-geral da Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL), Beto Albuquerque, a vitória de Mario Ferreiro reafirma um projeto progressista no Paraguai a partir das principais cidades do país onde a coalisão Juntos Podemos passa a governar.
“Ferreiro representa a esperança das pessoas em um novo modelo de gestão pública, mais transparente, eficiente e justo”, afirmou Beto, que acompanhou a eleição em Asunción.
“A conquista febrerista impõe duro golpe ao conservadorismo e indica mudança importante do eleitorado para a disputa presidencial”, avalia o socialista. O PRF integra a CSL, onde é representado por sua presidente Josefina Duarte, ao lado de outros 12 partidos de orientação socialista da região.
Como vice-presidente nacional de Relações Internacionais e Governamentais do PSB, Beto Albuquerque viajou ao país como observador internacional a convite da Justiça Eleitoral paraguaia.