BLOG

Programa da ONU alerta para violência contra mulheres trans no Peru e em toda América Latina

Mujeres
Nearly every week, Yasuri visits the Baquijano Cemetery to leave flowers and pray at a Peruvian saint's tomb. She said that she can no longer stand prostitution. "It makes me sick," said Yasuri, who dreams of having a family and getting married one day.
Quase toda semana, Yasuri visita o Cemitério de Baquijano para rezar. Sua história faz parte do projeto da fotojornalista Danielle Villasana. Foto: UNAIDS/Danielle Villasana

A maioria das mulheres trans na América Latina morre antes de chegar aos 35 anos, segundo estudos recolhidos pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). A região tem o maior número de homicídios de pessoas trans em todo o mundo — quase 80% de todos os assassinatos de indivíduos transexuais são registrados em países latino-americanos.

Tamara, uma mulher trans que vive em Lima, no Peru, sempre enfrentou discriminação por causa de sua identidade gênero. No ensino fundamental, sofreu tanto bullying que saiu da escola. Aos 18 anos, com poucas opções de inserção profissional no mercado, começou a trabalhar nas ruas como profissional do sexo. Ela costumava dizer que não viveria além dos 30 anos. Como poderia se a sociedade a tratava como menos que humana?

Tamara morreu de tuberculose e doenças relacionadas à AIDS menos de um mês após o seu 30º aniversário. Seu falecimento tão precoce é tristemente comum — a maioria das mulheres trans na América Latina morre antes de chegar aos 35 anos, segundo estudos recolhidos pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

A região tem o maior número de homicídios de pessoas trans em todo o mundo — quase 80% de todos os assassinatos de indivíduos transexuais são registrados em países latino-americanos. Entre as mulheres trans, a prevalência do HIV é de 38%. Essa população tem 50% mais chances de se infectar por HIV do que a população em geral, segundo um estudo recente da Revista da Sociedade Internacional sobre AIDS.

Para o UNAIDS, as violações de direitos humanos contra as mulheres trans são o resultado de forças da sociedade. A cultura altamente machista, conservadora e transfóbica da América Latina exclui e estigmatiza as pessoas transexuais, o que constitui uma séria ameaça à sua saúde, segurança, expectativa de vida e perspectivas de emprego.

As mulheres trans que trabalham como profissionais do sexo sem proteções legais correm maior risco de violência e abuso sexual. A maioria tem pouco acesso aos serviços de saúde. Sem reconhecimento, muitos casos de violações e assassinato não são documentados.

A fotojornalista Danielle Villasana decidiu registrar com suas lentes uma comunidade de mulheres trans em Lima. Nos últimos anos, a repórter acompanhou a realidade vivida por essas peruanas, que enfrentam problemas como abusos da polícia, de parceiros e clientes, além de complicações de saúde associadas ao HIV.

“Como a maioria dos governos na América Latina e no mundo não protege as mulheres trans, estou determinada a mostrar como essas injustiças, em grande parte ignoradas, frequentemente levam a consequências fatais”, diz a fotógrafa.

Villasana lançou uma campanha na plataforma Kickstarter para divulgar as histórias que documentou em um livro bilíngue. O objetivo da publicação é conscientizar a polícia, entidades médicas e legisladores — setores que, segundo ela, ignoram o abuso contra as mulheres trans por causa do preconceito institucional e da falta de compreensão. Para apoiar e saber mais sobre o projeto, acesse http://bit.ly/a-light-inside.

Desde jovens, as pessoas trans enfrentam estigma, discriminação e rejeição social em suas casas e sociedades. O preconceito, a violência e a criminalização impedem essa população de ter acesso aos serviços de HIV de que precisam para se manter saudáveis. O UNAIDS trabalha com governos, instituições parceiras e comunidades de pessoas trans para garantir que esses indivíduos recebam serviços de saúde e atendimento adequado.

ONU BR

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más