BLOG

‘Houve um despertar cultural da mulher chilena’, diz neta de Allende

Mujeres

Ela leva a política no sangue e hoje é uma das mulheres fortes e visíveis da oposição ao governo do presidente Sebastián Piñera. Aos 47 anos, a deputada socialista Maya Fernández Allende, neta do ex-presidente Salvador Allende (1970-1973), acaba de deixar a presidência da Câmara, cargo que exerceu durante um ano. Agora, concentrará esforços para impulsionar a bancada feminista num Parlamento controlado pela centro-esquerda e num país que nos últimos anos foi cenário de marchas históricas e protestos cada vez mais intensos para instalar uma agenda de demandas das mulheres.

Em entrevista ao GLOBO, Maya assegurou que seu avô “estaria orgulhoso e marchando junto a nós: “Ele era um defensor dos direitos das mulheres”. Após o golpe de 11 de setembro de 73, Maya e sua família se exilaram em Cuba, onde sua mãe, Beatriz Allende, suicidou-se em 1977. A deputada retornou ao Chile com a redemocratização, em 1990, e apesar de ter estudado biologia e veterinária terminou mergulhando na política, uma paixão familiar. “O Chile está vivendo uma grande mudança cultural, mas ainda temos muitas lutas pela frente”, afirmou Maya, que, perguntada sobre a situação da região e especialmente a crise venezuelana, considerou “incorreto” comparar Allende com Hugo Chávez ou Nicolás Maduro já que “cada um deve construir sua própria história”.

O movimento feminista chileno tem crescido muito e conseguiu instalar uma agenda de demandas inédita para o Chile. Como a senhora avalia este momento?

O ano passado foi muito importante para o movimento feminista chileno, houve um despertar cultural. As estudantes chegaram a paralisar as universidades para combater o assédio, exigir medidas de combate a essas condutas machistas. Existe um reconhecimento dos direitos femininos como nunca antes. É importante dizer que isso não aconteceu da noite para o dia, muitas mulheres estão lutando há muito tempo, inclusive durante a ditadura (1973-1990).

Houve um renascimento do movimento feminista chileno?

Sim, porque estavam dadas as condições para esse renascimento. Tivemos grandes mulheres, grandes batalhadoras que ajudaram. O feminismo sempre esteve presente no Chile através de mulheres públicas e outras anônimas. No começo, as deputadas que defendiam os direitos femininos eram tratadas como loucas. Isso mudou radicalmente.

A senhora foi até semana passada presidente da Câmara. Que vitórias foram conquistadas no Parlamento?

A principal delas foi que conseguimos criar uma Comissão Permanente de Mulheres e Igualdade de Gênero. Nossos projetos nunca eram prioridade porque não tínhamos uma comissão que os tratasse como tal. Nessa comissão discutimos iniciativas, conversamos com mulheres, falamos sobre a violência contra as mulheres. Estamos muito dedicadas a todas as questões que envolvem mulheres e temas de gênero. Houve uma mudança cultural no Congresso também, porque muitos homens apoiaram a criação dessa comissão. Também aprovamos um protocolo de assédio no Parlamento já que o anterior só incluía funcionários administrativos. Conseguimos ter um Congresso livre de assédio, o que funciona como um exemplo para ministérios, universidades, etc…

Quais são hoje as principais demandas das mulheres chilenas?

A questão da violência contra a mulher é algo gravíssimo. No ano passado tivemos 42 feminicídios e somente este ano já foram 11. A marcha de 8 de março passado, Dia Internacional da Mulher, foi a maior que já tivemos no Chile desde o retorno da democracia e foi convocada pelas mulheres. Também demandamos mais espaço no poder, na política e nas empresas. Igualdade de salários é importante. Temos um projeto apresentado pela ex-presidente Michelle Bachelet (2006-2010 e 2014-2018) sobre o direito da mulher a ter uma vida livre de violência. É uma iniciativa que visibiliza todo tipo de violência, em todos os aspectos da vida. Também temos um projeto para combater o assédio nas ruas.

O Chile permite o aborto em três casos específicos. Existe a possibilidade de discutir uma lei sobre legalização geral do aborto?

Eu defendo essa possibilidade, acho que o Congresso chileno deve debater tudo. Não podemos ter temas tabu. Acho que o país está preparado e essa é uma demanda de muitas de mulheres.

É um peso ser neta de Allende?

Não, é um orgulho. Allende foi um homem que sempre teve princípios, um homem leal a suas convicções e a seu povo.

O que ele acharia desse empoderamento da mulher chilena?

Tenho uma foto linda dele marchando ao lado de várias mulheres. Já naquela época ele nos apoiava. Hoje estaria ao nosso lado, marchando por nossos direitos.

Na Venezuela, país que vive uma delicadíssima crise política, alguns chavistas costumam comparar Hugo Chávez e até mesmo Nicolás Maduro com Allende…

São figuras diferentes e não podem ser comparadas. Acho que isso não corresponde. Cada um deve construir sua liderança, seu caminho.

Qual é sua opinião sobre a Venezuela e as opções para superar a crise?

Vivemos um momento complexo na região, talvez um dos mais complexos. Acho que política se resolve com política. Aqui deve haver uma saída política, uma eleição, não uma intervenção militar. Na América Latina as democracias devem ser fortalecidas e os problemas políticos resolvidos com mais política. As intervenções nunca terminaram bem no continente. O que precisamos é de mais democracia.

 

O Globo

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Argentina

Las universidades argentinas marchan en defensa de la educación pública

Más
Bolivia

Detenido el exministro de Evo Morales que estuvo a cargo de la estrategia de industrialización del litio boliviano

Más
Venezuela

El chavismo pone trabas a las adhesiones a Edmundo González Urrutia, el candidato de la oposición

Más