BLOG

Em encontro promovido pelo Partido Comunista Chinês, PSB debate estratégias de controle e prevenção do coronavírus

Noticias

Sem-títulodssgs-768x415O Partido Socialista Brasileiro (PSB) debateu com representantes do Partido Comunista Chinês (PCC), na noite desta terça-feira (15), soluções e estratégias para lidar com a pandemia do coronavírus. O seminário on-line foi promovido pelo PCC e reuniu líderes de partidos políticos brasileiros.

Representantes da Escola do Partido Comunista da China (Comitê Municipal de Shangai) e do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China mediaram o encontro “O papel do partido no controle e prevenção da pandemia” que, além do PSB, contou com integrantes do PCdoB, PCB e PT.

A vice-diretora de Assuntos da América Latina e Caribe do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China, Fu Jie, abriu o debate dando ênfase a grande quantidade de membros do PCC na linha de frente de combate ao coronavírus.

“Das 388 pessoas que morreram a serviço da nação na luta do controle contra a epidemia, 259 eram membros do partido, o que representa 67% dos óbitos”. Jie também explicou que no momento mais crítico da pandemia em Shangai, um fenômeno inesperado ocorreu. “Muitas pessoas pediram para se filiar ao partido, mesmo sabendo que enfrentariam situações extremamente críticas”.

Controle e prevenção

A China tornou-se referência no combate a disseminação do vírus. Jie explicou que esse resultado vem do esforço do partido em desenvolver exemplos de pioneirismo. “Ter um poder organizacional forte é a chave para prevenção e controle de epidemias. Um velho ditado chinês diz que não devemos lutar uma batalha sem preparação”, citou.

Mesmo não prevendo o que estava por vir e sem saber de que maneira o vírus atuava no organismo as equipes médicas chinesas começaram a atuar de maneira organizada e coesa até adquirir maior conhecimento sobre vírus.

“O comitê central do partido é o cérebro de tudo e considera a prevenção e controle as tarefas mais importantes a serem realizadas. Todas as adaptações eram voltadas para o povo, eles estão acima de tudo e a vida das pessoas vem em primeiro lugar”.

A prevenção e o controle da pandemia na China têm três focos principais: hospitais, comunidades e transportes. A organização usada por membros do partido é transmitida para esses setores. Como exemplo de atuação, os participantes do seminário acompanharam a visita a uma comunidade e o líder do comitê local explicou como essas diretrizes do governo funcionam na prática.

Negacionismo no Brasil

Diferentemente do trabalho desempenhado pelo PCC na China, o líder do PSB na Câmara, deputado Alessando Molon (PSB-RJ) lamentou a atitude do governo federal no combate a pandemia no Brasil. “A postura negacionista de Bolsonaro trouxe muitos embaraços para a população. O governo não estava preparado e não foi capaz de se adaptar”.

Molon também citou o trabalho realizado pelo PSB diante do descaso de Bolsonaro. “Nosso partido reuniu especialistas de várias áreas e apresentou um conjunto de 25 propostas para diminuir os impactos mais profundos da crise, dar uma resposta emergencial a população e preparar o terreno para uma retomada saudável”.

As propostas foram apresentadas ao ministro da economia e boa parte delas foi implementada pelo poder executivo “mesmo sendo o PSB um partido de clara oposição ao governo federal”, frisou.

O vice-presidente da Fundação João Mangabeira e presidente do Conselho de Ética do PSB, Alexandre Navarro, finalizou as participações do partido no seminário lembrando que em anos anteriores, quando o PIB da China teve uma queda, a nação aumentou significativamente o investimento em pesquisas, ciência, tecnologia e inovação.

“Não é de se estranhar que a China seja o maior patenteador e o país com a maior estrutura implantada de 5G no mundo, por isso está tão à frente do Brasil no combate a pandemia de coronavírus. Esse investimento resultou em uma ótima capacidade de controle e logística do movimento das pessoas via celular”, afirmou.

Espírito revolucionário

O membro da Comissão Executiva Nacional do PSB, Domingos Leonelli, também participou do seminário e parabenizou a atuação do PCC no cenário político e no combate a pandemia, além de citar o consórcio que o governo socialista do Estado de Pernambuco possui com outros Estados do nordeste para consultas ao governo chinês.

“A experiência bem sucedida da China no combate a pandemia e na retomada do desenvolvimento econômico reflete um sentido patriótico, vinculado à ideia de revolução chinesa. O espírito revolucionário do povo, liderado pelo partido, possibilitou à China uma reação mais eficiente”, afirmou Leonelli.

Assessoria de Comunicação/PSB nacional

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
América Latina

José Mujica sostiene que Milei es “muy impulsivo” y no duda de que Brasil “será una potencia”

Más
México

México: reforma de pensiones crea «falsas expectativas»

Más
República Dominicana

Candidatos presidenciales dominicanos plantean sus propuestas en un debate inédito

Más