BLOG

Doutor da Fiocruz contradiz colunista de jornal nacional por texto «sem fundamento» sobre Mais Médicos

Noticias
Foto: Araquém Alcântara
Foto: Araquém Alcântara

Na última quarta-feira (14), o governo de Cuba anunciou o rompimento de contrato com o programa Mais Médicos no Brasil devido às declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que questionou a preparação dos especialistas cubanos e impôs condições para a permanência deles no projeto. Com as exigências, o país caribenho decidiu solicitar o retorno dos cerca de 8,5 mil profissionais que atendem brasileiros em 3.243 municípios pelo programa.

Em resposta a um dos principais colunistas do jornal O Globo, Merval Pereira, que divulgou em sua coluna do último sábado (17) o texto «Uma crise política», em que critica a forma de atuação do Mais Médicos, o doutor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Eduardo Vieira Martins, esclareceu as informações «inverídicas» e «sem fundamento», segundo ele, divulgadas pelo jornalista.

Há 45 anos atuando em saúde pública, Martins sugere na carta endereçada a Merval que procure a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), gestora do convênio Brasil-Cuba, para esclarecer que esta não aceitaria colocar médicos «em trabalho escravo» ou sem formação adequada em seus programas. Segundo o doutor, os médicos formados em Cuba são treinados para a atenção médica integral, ou seja, exercem o atendimento de clínico geral com prevenção e intervenção, além de, caso necessário, encaminharem os pacientes para cada especialidade.

Martins afirma que, quando comparados os índices de saúde, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os números de Cuba estão semelhantes aos da Europa e de outros países desenvolvidos. «No Brasil os resultados são absolutamente lamentáveis pois não prevenimos nem promovemos a saúde. Esperamos as pessoas adoecerem e entrarem nas filas de atendimento, onde por vezes morrem», aponta e sugere que sejam verificados os indicadores de saúde dos municípios onde os médicos cubanos atuaram para se constatar a melhoria significativa dos mesmos.

Leia abaixo a íntegra da carta do médico da Fiocruz, Eduardo Vieira Martins, ao colunista d’O Globo Merval Pereira:

 

Merval,

 

Trabalho há 45 anos na área de saúde pública tendo trabalhado na Secretaria de Saúde de Minas Gerais e na Fundação Oswaldo Cruz.

Posso lhe afirmar que conheço bem os sistemas de saúde em praticamente todos os estados no Brasil em centenas de municípios da Amazônia ao Rio Grande do Sul.

Em sua coluna «uma crise política» você foi extremamente infeliz pois citou dados e informações que são totalmente inverídicas que passo a citar agora.

Atualmente em cerca de 2.800 municípios não existem médicos porque os que se formam no Brasil se recusam a trabalhar em localidades pequenas onde não existe a possibilidade de terem clínicas privadas. Na região Amazônica e no Nordeste chegaram a receber salário dobrado e casa para morar e ali não se fixaram.

Os médicos formados em Cuba são treinados para a atenção médica integral no modelo de saúde da família em que o profissional, clinico geral, exerce sua atividade obedecendo à lógica de saúde integral de prevenção, promoção e intervenção. Nos Estados Unidos existe o «family doctor» que trabalha nessa lógica e é o médico que quando necessário encaminha seus pacientes aos especialistas. Esse é o modelo preconizado no SUS, que não se aplica bem no Brasil uma vez que aqui os médicos são formados na lógica da especialidade e da intervenção e nunca da promoção e da prevenção.

Se você comparar os índices de saúde, preconizados pela Organização Mundial da Saúde, pode verificar que os números de Cuba estão nos níveis da Europa e de outros países avançados e no Brasil os resultados são absolutamente lamentáveis pois não prevenimos nem promovemos a saúde. Esperamos as pessoas adoecerem e entrarem nas filas de atendimento, onde por vezes morrem, o que infelizmente assistimos diariamente nos telejornais do Brasil.

Se você tiver a curiosidade de verificar os indicadores de saúde dos municípios onde esse médicos vem trabalhando poderá constatar a melhoria significativa nos níveis de saúde daquelas populações.

Se você não sabe, a Organização Pan Americana de Saúde que é a gestora do convênio Brasil Cuba é uma instituição extremamente séria e jamais aceitaria colocar médicos «em trabalho escravo» ou médicos sem formação adequada em um de seus programas. Seria bom que você procurasse essa instituição antes de afirmar, aos seus leitores mais esclarecidos as mentiras do seu texto.

Lamento que você, um membro da ABL, que para mim tinha alguma credibilidade, se preste a escrever um texto totalmente sem fundamento, com conclusões erradas. Sugiro que em suas próximas colunas, sobre temas que você não tem o conhecimento básico, procure se informar melhor e escute especialistas da área e não, como neste caso um ortopedista e médico do esporte, de um hospital de emergência da Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

* Eduardo Vieira Martins -DSC FIOCRUZ tem graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), especialização em Saúde Pública (ENSP) e Tecnologia Farmacêutica (U.Gent, Bélgica) mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é tecnologista III da Fundação Oswaldo Cruz. Possui experiência nas áreas de Saúde Coletiva, produção e inovação em medicamentos e vacinas.

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más