BLOG

Com Lula como «coringa», nova esquerda latino-americana busca futuro mais verde

América Latina

Favorito a conquistar a presidência da Colômbia, Gustavo Petro quer, se vencer o pleito marcado para o final deste mês, interromper todas as novas explorações de petróleo e levar o país para um futuro mais verde.

A posição se alinha à do recém-empossado presidente do Chile, Gabriel Boric, um «millennial» que também prometeu assumir uma posição firme no combate às mudanças climáticas.

À medida que a América Latina vê o ressurgimento de uma guinada à esquerda, que até o final do ano deve governar a maior parte do continente, o tom «mais verde» de novos líderes contrasta com o «nacionalismo de recursos» da velha guarda, que costuma ver um controle rígido em energia e metais como o melhor caminho para o progresso econômico e a autodeterminação.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser um coringa. Líder nas pesquisas de opinião para as eleições de outubro no Brasil, Lula há muito é identificado com o desenvolvimento petrolífero, mas ao mesmo tempo também busca estabelecer contrastes com o presidente Jair Bolsonaro, um cético das mudanças climáticas.

Lula evoca com frequência a prosperidade que marcou seu governo entre 2003 e 2011, quando um superciclo de commodities alimentado pelo aumento da demanda chinesa por aço, soja e outros produtos ajudou a encher os cofres do governo.

Ele também ocupava a Presidência quanto a Petrobras descobriu o pré-sal, uma reserva com cerca de 50 bilhões de barris de petróleo que foi vista como divisor de águas no combate à pobreza.

Em entrevistas recentes, o petista descartou sugestões de que seguiria o tom de Petro e evitaria projetos de petróleo potencialmente lucrativos.

Mesmo assim, o senador Humberto Costa (PT-PE), um aliado próximo de Lula, acredita que a transição energética deve se acelerar no Brasil caso a esquerda volte ao poder.

Ele projeta um aumento na geração por fontes como solar, eólica e de biomassa. «Acho que de novo, mesmo, vem essa questão da preocupação ambiental e energética. Acho que isso vai ter um papel relevante», disse Costa. «Nossas políticas ambientais e energéticas foram boas (no governo anterior de Lula)… mas hoje essa questão ficou mais urgente e mais ampla.».

O senador afirmou também que Lula buscaria o «desenvolvimento autossustentável» na Amazônia, ao contrário de Bolsonaro.

SEM PLANETA, SEM VIDA

No final deste mês, os eleitores colombianos irão às urnas para o primeiro turno da eleição presidencial local, na qual Petro, de 62 anos, pretende guiar a esquerda à primeira vitória em décadas.

O ex-guerrilheiro, que mais tarde se tornou parlamentar e prefeito de Bogotá, escolheu a ativista ambiental e estrela progressista em ascensão Francia Márquez como sua companheira de chapa.

Márquez, que pode vir a ser a primeira vice-presidente afro-colombiana, enfatizou em uma entrevista que ela e Petro romperiam com os conservadores do país, que há muito abraçam o petróleo e o carvão, mas também com colegas esquerdistas como o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, um defensor incondicional dos combustíveis fósseis.

«A questão é que tanto a esquerda quanto a direita estão fomentando uma política de extrativismo em um momento em que a humanidade enfrenta o desafio de fazer a transição desta economia extrativista para uma economia sustentável», disse Marquez, de 40 anos, uma feminista vocal, à Reuters. «A vida não é possível sem nosso planeta.»

Petro prometeu interromper novas explorações de petróleo e gás, proteger os recursos hídricos e fornecer mais segurança aos ambientalistas na Colômbia — o país mais perigoso do mundo para esses ativistas.

No Chile, enquanto isso, uma nova lei deve obrigar o país a alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Empresas terão de se adaptar às novas «fronteiras» estabelecidas para limitar emissões e a poluição, disse o ministro do Meio Ambiente de Boric à Reuters na última sexta-feira.

Para líderes tradicionais de esquerda na América Latina, o controle e o uso de recursos estão relacionados a um legado de exploração que remete aos períodos coloniais — e muitas de suas políticas estão concentradas em afastar as mãos do capital privado estrangeiro de suas riquezas naturais.

No México, López Obrador conquistou no mês passado apoio do Congresso para nacionalizar a exploração de lítio, um metal crucial para a fabricação de baterias que o país ainda não produz.

Desde então, o líder mexicano disse que deseja se juntar a Chile, Argentina e Bolívia para avançar no desenvolvimento com ideias semelhantes.

Ele também buscou fortalecer o domínio da petroleira estatal Pemex e da empresa nacional de eletricidade CFE em seus respectivos setores, cancelando leilões de petróleo e energia renovável e priorizando o despacho de energia das usinas da CFE, mesmo que elas sejam predominantemente movidas a combustíveis fósseis.

Na Bolívia, um dos países mais pobres da região, o presidente socialista Luis Arce mostrou-se aberto a negociações com investidores do setor de gás natural.

O governo também espera anunciar ainda neste mês parcerias com empresas estrangeiras para iniciar a exploração das maiores reservas de lítio do mundo, em um momento de crescente demanda.

Na reta final da campanha na Colômbia, Márquez faz questão de evitar expectativas irreais para a agenda «verde» de Petro.

«Essa mudança acontecerá da noite para o dia? Não, não acontecerá em quatro anos. Mas precisamos de vontade política para dizer: ‘Sim, devemos começar a transição.'» (Reportagem de David Alire Garcia, na Cidade do México; reportagem adicional de Gabriel Araujo, em São Paulo).

REUTERS

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más