BLOG

Partidos do Cone Sul discutem desafios do socialismo na região

Noticias

Os dirigentes dos partidos socialistas da região do Cone Sul, formada por Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, estarão reunidos por três dias em Santiago, no Chile, para discutir os desafios do socialismo na região e no mundo e elaborar uma agenda de trabalho e cooperação multilateral.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o vice-presidente e coordenador de Relações Internacionais da sigla, Beto Albuquerque, viajam a capital chilena nesta quarta-feira, 2, para cumprir a agenda organizada pelo Partido Socialista Chileno (PS), presidido atualmente pela senadora Isabel Allende Bussi, filha do ex-presidente chileno, Salvador Allende.

Os socialistas serão recebidos na noite de quarta-feira pelo secretário-executivo de relações internacionais Felipe Jeldres Cerdo e autoridades chilenas.

Na quinta-feira, 3, haverá visita a Marcelo Díaz, secretário-geral de governo de Michelle Bachelet, e debates sobre a atual situação política e econômica do Chile e os desafios da atual gestão. Participam a economista da Universidade do Chile, Maria José Becerra e a cientista política e diretora do Projeto ONG Chile Transparente, Gloria de La Fuente.

No mesmo dia, haverá ainda um encontro com os representantes do Instituto Igualdade, fundação vinculada ao PS, e uma visita ao Museu de Memória dos Direitos Humanos. O local reúne objetos, documentos e arquivos sobre violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar imposta por Augusto Pinochet, entre 1973 e 1990.

Na manhã de quinta-feira, 4, na sede do PS, está programada uma reunião de trabalho com a Coordenação Socialista Latino Americana (CSL), sob a coordenação de seu secretário geral Beto Albuquerque. No encontro, os socialistas definirão uma agenda de trabalho, fortalecimento e cooperação multilateral entre os partidos e debaterão o atual estado do socialismo na região e no mundo.

À tarde, os socialistas participam de um colóquio com a comissão de Relações Internacionais do PS sobre os desafios do socialismo nos quatro países da região.

Assessoria de Comunicação/PSB