BLOG

Parlamentares e líderes socialistas da AL propõem reunir conteúdos sobre gênero em plataforma on line

Noticias

40542179761_59b153dd4c_kO núcleo de Mulheres, Gênero e Igualdade da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL-MGI) discutiu com a bancada feminista do Congresso Nacional brasileiro sobre questões de gênero e a representação feminina na política dos seus respectivos países. O encontro, realizado na Câmara dos Deputados, reuniu oito representantes latino-americanas de partidos membros da CSL-MGI e deputadas de partidos brasileiros que compõem a Secretaria da Mulher na Casa.

As mulheres propuseram reunir conteúdo sobre questões de gênero em plataforma virtual conjunta e suprapartidária, que deve servir também de fórum de discussão sobre temas comuns que envolvem mulheres, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na América Latina.

As socialistas latino-americanas Estela Molero (Argentina), Shady Ruiz Diaz Medina (Paraguai), Carmen Anastasia Suárez (Uruguai), Benilda Santana (Panamá), Gladys Fernandéz (Peru), Gahela Contreras (Peru), Patricia Romero (Peru) e Susana Delgado (Equador) participaram da reunião. A secretária-geral da CSL-MGI e secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, também esteve presente.

Na condução dos trabalhos estavam as deputadas do PSB Keiko Ota (SP) e Janete Capiberibe (AP). As deputadas socialistas Creuza Pereira (PE) e Maria Helena (RR), além do deputado e líder do PSB na Câmara Júlio Delgado, participaram da reunião.

Segundo dados oficiais do Congresso Nacional, no Brasil, apesar de as mulheres serem mais da metade dos eleitores (52%), apenas 10% das vagas no parlamento brasileiro são ocupadas por elas. Esse percentual é muito inferior aos de países como a Argentina e o Equador (ambos com 40%) e Peru (25%).

A deputada Janete Capiberibe (PSB) destacou que a ferramenta virtual será um «banco de boas experiências». «Fica a recomendação de todas as nossas companheiras para a criação dessa plataforma comum e suprapartidária das mulheres latino-americanas para servir como um local de troca de experiências, assim como fizemos hoje presencialmente. O objetivo é que continuemos o enriquecimento de cada uma de nós, mulheres, e dos nossos partidos», explicou.

Para a senadora socialista Lídice da Mata, a participação da mulher na política está diretamente relacionada à democratização da sociedade. «Essa pouca democratização na base da sociedade brasileira faz com que tenhamos uma pequena representação de mulheres nos parlamentos. Mas creio que essa bandeira nos une e por meio dessa plataforma de luta ficaremos mais fortalecidas ainda em toda a América Latina.»

Keiko afirmou que o debate sobre a participação feminina na política é comum a todos os países e vai ‘além das fronteiras’. «Momentos como esse em que podemos conhecer, compartilhar e debater a verdadeira importância do papel da mulher na política é prova de que não há fronteiras para as nossas causas. Tenho certeza de que o pensamento de todas é que não queremos competir com os parlamentares homens, mas somar», disse.

A integrante do Partido Socialista da Argentina e secretária-geral adjunta da CSL, Estela Molero, afirmou que o blog da Coordenação (www.cslatinoamericana.org), especialmente com a criação de sua instância de Mulheres, Gênero e Igualdade, também possui notícias, artigos, vídeos e outros conteúdos sobre as temáticas que envolvem esses públicos.

«A ideia é trocar experiências e realizar atividades como esta que estamos promovendo aqui. É uma ferramenta muito útil para a luta das mulheres e queremos colocá-la à disposição de todas desse parlamento para que seja uma realidade a afirmação dos nossos direitos no século 21», disse.

Segundo o deputado Júlio Delgado, o PSB é o partido que possui maior número de mulheres proporcionalmente na Câmara. Ele lembrou que a legislação eleitoral do país obriga a cada partido ter 30% de representação feminina na Casa. No PSB, há cinco deputadas de um total de 30, o que corresponde a 20%. «Isso mostra o compromisso do nosso partido de reforçar a representatividade e a participação da mulher na política nos mandatos que exercem aqui. Ainda temos muito a avançar, mas darei todo espaço como líder para pautas essenciais da bancada feminina», afirmou.

Além da representação feminina nos parlamentos, o alto índice de feminicídios e a condição de vulnerabilidade em que diversas mulheres se encontram foram pontos levantados pelas participantes.

Susana Delgado, vice-presidente do Partido Socialista do Equador, contou que em seu país seis em cada dez mulheres morrem vítimas de violência.

Para a secretária de Relações Internacionais do Partido Revolucionário Febrerista (PRF) do Paraguai, Shady Ruiz Diaz Medina, a luta feminina deve continuar. «Temos que nos empoderar e tomar nossas bandeiras, ocupar os espaços onde se tomam as decisões e trabalhar com nossas congêneres, sobretudo as que estão em situações de vulnerabilidade, as que são excluídas do sistema educativo, aquelas que não tem acesso a serviços de saúde ou que estão sendo exploradas laboral e sexualmente», defendeu.

A jovem transexual indígena Gahela Contreras, militante do Movimento Novo Peru, disse que todas as mulheres e LGBTs querem ter direitos plenos e igualitários a todas as demais pessoas, além de não serem mais vítimas de violência. «Queremos viver sem medo e com respeito a nossas diversas formas de amar.»

A iniciativa da reunião partiu da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, que comemora 18 anos de criação com a realização do seu III Encontro Internacional, em Brasília.. A secretária nacional do segmento, Dora Pires, afirmou que essa integração é uma das tônicas da secretaria. “A participação de socialistas de outros países na nossa celebração contribuirá com questões que precisamos colocar em pauta, como a dignidade da mulher transexual”, finalizou.

Confira fotos da reunião no Flickr:

Reunião da CSL-MGI com bancada feminina da Câmara - 28/2/2018

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más