BLOG

Monica Xavier: a utopia necessária para uma sociedade mais justa

Noticias

 

Foto: Humberto Pradera/Roque Sá

A senadora Monica Xavier, do Partido Socialista do Uruguai, participou no sábado do “Diálogo Internacional”, que encerrou os três dias da Conferência Nacional da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada no Rio de Janeiro. Ela fez uma reflexão sobre o atual momento de crise política na América Latina e conversou com os militantes do PSB sobre a “utopia necessária” como via para se ter uma sociedade mais justa.

Para a senadora uruguaia, o evento do PSB é importantíssimo diante de tudo que acontece no mundo, sobretudo a onda conservadora passando por diversos países. A “utopia necessária”, disse ela, requer muita autocrítica dos partidos de esquerda. Monica ressaltou que o capitalismo tem chegado cada vez mais à sua decadência e, ao tentar se reinventar, piora ainda mais a sua versão.

Os protestos recentes na América Latina, segundo a senadora, são uma mostra clara de caminhos por onde transitam o capitalismo para promover e impor a acumulação e dominação. “Não se trata apenas de distribuição de riqueza e suas consequências nefastas às populações mais pobres. Trata-se também da luta da vigência de nossa civilização”, afirmou.

O capitalismo, ressaltou Monica, tem chegado a limites inimagináveis que podem literalmente colocar em perigo a nossa existência como espécie, negando a ciência da crise climática, impondo um mundo de intolerância e terror.

“O capitalismo não é capaz de dar resposta às mudanças climáticas. A sustentabilidade é anticapitalista. Só é possível num modelo de crescimento infinito. Esta realidade é de suma importância para uma sociedade igualitária e justa. O socialismo deve ser capaz de oferecer uma alternativa econômica, social e produtiva. Em caso ao contrário, será o autoritarismo que entrará neste processo”, explicou.

Ela disse que, cada vez que olha para a América Latina, está mais convicta de que o mundo só tem solução com o socialismo em consonância aos valores de liberdade, democracia, justiça social e respeito ao conhecimento. “Hoje nos deparamos com o forte avanço da direita e extrema-direita em escala mundial. A esquerda tem o dever de criar estratégias para desconstruir esse cenário de forma construtiva, com avanços sociais de médio e longo prazo”, pontuou Monica Xavier.

Caso chileno

Segundo a senadora, o caso do Chile é emblemático. É o país da América Latina que tem um dos piores níveis de distribuição de riqueza. Fica claro que o modelo neoliberal não tem condições de resolver as questões sociais, avaliou. O Chile enfrenta uma crise gravíssima devido à profunda desigualdade social.

“O quadro chileno é de uma grande ruptura social, alto custo de medicamentos, saúde e educação, deixando a população miserável. Apenas um pequeno grupo de pessoas teve melhora de vida de forma abusiva enquanto o restante da população se encontra em situação degradante. Até que o povo disse um basta. As manifestações atuais surgem num contexto de desaceleração e crises econômicas”, afirmou.

Monica Xavier citou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento econômico de apenas de 0,2% para a América Latina neste ano, o que é o mesmo que não crescer. Em paralelo, a previsão para os países asiáticos é de um crescimento de 5,9%.

Para mostrar o quadro complexo da região, a senadora informou que, em 2018, um em cada dez latino-americanos vive em miséria extrema. Em 2002, segundo ela, havia 57 milhões em situação de pobreza extrema. Em 2008, foram 63 milhões. “O nosso desafio é construir o socialismo na democracia e na liberdade, com criatividade, inovação, revolução científico tecnológico”, ressaltou.

A senadora recordou, para concluir, o escritor Eduardo Galeano: “A utopia já está no horizonte. Aproximo dois passos e fico distante dois passos. Por mais que caminhe, nunca será alcançada. Para que serve a utopia então? Serve para que não deixemos de caminhar”. “Acredito que os socialistas têm a necessidade de cada vez que convergimos uma utopia a realidade se abre a muitas mais e, por tanto, o horizonte está sempre aparente”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Argentina

Las universidades argentinas marchan en defensa de la educación pública

Más
Bolivia

Detenido el exministro de Evo Morales que estuvo a cargo de la estrategia de industrialización del litio boliviano

Más
Venezuela

El chavismo pone trabas a las adhesiones a Edmundo González Urrutia, el candidato de la oposición

Más