BLOG

Molon classifica como “repugnante” declarações de Bolsonaro sobre Bachelet e a ditadura no Chile

Noticias
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O secretário-geral da Coordenação Socialista Latino-americana (CSL) e líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB), condenou o ataque do presidente Jair Bolsonaro à Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Michelle Bachelet. Em discurso na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (4), o socialista disse que o país não pode aceitar que a defesa do Estado de Direito seja transformada em “disputa ideológica”.

Molon classificou a postura do presidente como “repugnante” e mostrou preocupação pelo fato de o episódio ter ocorrido há menos de cinco dias da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para o socialista, Bolsonaro não respeita os limites mínimos de civilidade e tolerância, o que afeta de forma negativa a imagem do país no plano internacional e envergonha seus concidadãos.

“Hoje o presidente da República é visto, cada vez mais, como alguém intolerante e intolerável. É assim que ele chegará à abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas: como alguém com um comportamento repugnante. Não é disso que o Brasil precisa”, afirmou.

“O Brasil precisa de um presidente da República que tenha postura de presidente e que consiga superar divergências menores, unir os brasileiros e ter um papel construtivo no mundo, e não um papel destrutivo, um papel de desrespeito, um papel de intolerância, que é o que vem sendo manifestado por ele”, criticou.

Molon comparou a postura de Bolsonaro com a do presidente chileno Sebastian Piñera que, mesmo sendo adversário político de Bachelet, não a tratou como “inimiga”, ao condenar as declarações de Bolsonaro sobre a ex-presidente chilena.

“Vejam que o presidente Sebastián Piñera consegue distinguir o que é disputa política e ideológica do que é respeito e tolerância, do que é civilidade. Ele é adversário de Bachelet, ele é adversário do partido de Bachelet, mas não tratou Bachelet como inimiga”, afirmou.

“O presidente da República do Brasil não consegue entender que quem pensa diferente não é um inimigo a ser exterminado, é um adversário político, o qual se deve confrontar com ideias, e não com ataques pessoais”, completou.

Em nome da Oposição, Molon pediu desculpas ao Chile pela manifestação “agressiva, vergonhosa e lamentável” do presidente da República do Brasil. “Não queremos que isso afaste os nossos países, os laços entre brasileiros e chilenos”.

Perguntada em uma coletiva em Genebra sobre democracia e direitos humanos no Brasil, Bachelet disse nesta quarta-feira (4) que houve “uma redução do espaço democrático” no país. A ex-presidente do Chile se referiu a “ataques contra defensores dos direitos humanos e restrições impostas ao trabalho da sociedade civil”. Bachelet, que foi presa e torturada durante a ditadura em seu país, também falou sobre o aumento de violência policial, especialmente no Rio de Janeiro.

A resposta de Bolsonaro foi rápida e incluiu uma menção ao passado da alta comissária da ONU e sua família. Em sua conta no Twitter, o presidente afirmou que “se não fosse o pessoal do [Augusto] Pinochet derrotar a esquerda em 1973, entre eles o seu pai (de Bachelet), hoje o Chile seria uma Cuba”. Para Bolsonaro, a alta comissária da ONU está “defendendo direitos humanos de vagabundos”.

“O presidente da República não aceita qualquer crítica que se faça a qualquer país aliado seu ou ao Brasil, mesmo se de fato for algo que nós precisamos melhorar. Este é o papel de uma comissária de direitos humanos da ONU: apontar violações de direitos humanos, onde quer que elas ocorram. A ex-presidente do Chile não merece esse tratamento. Esse tratamento é incivilizado”, criticou Molon.

Leia a íntegra do discurso:

O SR. ALESSANDRO MOLON (PSB – RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente. Cumprimento V.Exa. e cumprimento os demais colegas, as Sras. e os Srs. Parlamentares.

Presidente, hoje foi um dia extremamente triste e vergonhoso para o Brasil pela manifestação, que ultrapassou qualquer limite de civilidade e de respeito humano, do Presidente da República sobre a Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos e ex-Presidente do Chile Michelle Bachelet. Isso é motivo de extrema vergonha. É tão vergonhoso e tão baixo o que o Presidente da República fez, que ele obrigou o seu aliado, o Presidente atual do Chile, Sebastián Piñera, a vir a público manifestar o seu repúdio às declarações do Presidente Bolsonaro, deixando claro que ele não compactua com a fala desrespeitosa, agressiva, violenta, baixa do Presidente da República do Brasil.

É muito ruim para qualquer um de nós ter que subir à tribuna e dizer isso, porque é a imagem do País que vai sendo afetada.

Veja V.Exa. Hoje é dia 4 de setembro. Daqui a 20 dias o Presidente da República do Brasil abrirá a Assembleia Geral das Nações Unidas e hoje — faltando 20 dias para isso — ele promove um ataque dessa baixeza à ex-presidente Michelle Bachelet.

Não é verdade que a ex-presidente usa o seu cargo para fazer disputa ideológica, porque fosse isso verdade não teria feito um corajoso relatório, recentemente, sobre a situação dos direitos humanos na Venezuela. A ex-presidente Michelle Bachelet é digna de todo respeito e consideração. E o seu pai não era um Brigadeiro comunista: era um constitucionalista apenas, era alguém que defendia o respeito à Constituição chilena. Mas, para o Presidente da República do Brasil, defender a Constituição é ser de esquerda, é ser comunista. Não! O pai de Michelle Bachelet não era um comunista. Era um democrata.

Ninguém, em qualquer momento, pode aceitar que a defesa do Estado de Direito seja transformada em uma disputa ideológica. Mas o Presidente da República não aceita qualquer crítica que se faça a qualquer país aliado seu ou ao Brasil, mesmo se de fato for algo que nós precisamos melhorar. Este é o papel de uma comissária de direitos humanos da ONU: apontar violações de direitos humanos, onde quer que elas ocorram. A ex-presidente do Chile não merece esse tratamento. Esse tratamento é incivilizado.

Nós queremos, como há pouco vários Parlamentares da Oposição aqui fizeram, pedir desculpas ao Chile por essa manifestação agressiva, vergonhosa e lamentável do Presidente da República do Brasil. Não queremos que isso afaste os nossos países, os laços entre brasileiros e chilenos.

Vejam que o Presidente Sebastián Piñera consegue distinguir o que é disputa política e ideológica do que é respeito e tolerância, do que é civilidade. Ele é adversário de Bachelet, ele é adversário do partido de Bachelet, mas não tratou Bachelet como inimiga. O Presidente da República do Brasil não consegue entender que quem pensa diferente não é um inimigo a ser exterminado, é um adversário político, o qual se deve confrontar com ideias, e não com ataques pessoais. Não é verdade o que disse há pouco aquele que me antecedeu na tribuna, que o Presidente da República não atacou a ex-presidente ou o pai dela. Atacou sim, de forma baixa e inaceitável!

Deputadas e Deputados brasileiros, tenho certeza de que neste momento não falo apenas em nome da Oposição, tenho certeza de que os Deputados que apoiam o Governo em outras pontos também se envergonharam, também lamentaram esse episódio, também não se sentem representados por um Presidente que não respeita os limites mínimos de civilidade e tolerância. Não por acaso, o Governo não para de cair em sua aprovação. Vejam a pesquisa feita pela CNT. (Exibe documento.)

O SR. ALESSANDRO MOLON (PSB – RJ) – Vejam a aprovação do Governo, vejam como Bolsonaro caiu, vejam como aumentou a rejeição ao Governo Bolsonaro, vejam como a rejeição superou a aprovação do Governo. O Governo está despencando, porque os brasileiros não querem um Presidente que se comporte assim. É preciso respeitar a dignidade do cargo, a postura que deve ter um Presidente da República. Como ele não tem isso, a avaliação pessoal dele também despencou, e a rejeição ao seu comportamento também cresceu.

O Brasil não se reconhece nesse Presidente, porque esperava que, ao se tornar Presidente da República, ele adquiriria um mínimo de dignidade no seu comportamento, se comportaria de forma mínima como exige o seu cargo. Infelizmente não é isso que temos visto, para a tristeza de todos nós, porque isso afeta a todos nós. Isso afeta o Brasil no plano internacional. Hoje o Presidente da República é visto, cada vez mais, como alguém intolerante e intolerável. É assim que ele chegará à abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas: como alguém com um comportamento repugnante. Não é disso que o Brasil precisa. O Brasil precisa de um Presidente da República que tenha postura de Presidente e que consiga superar divergências menores, unir os brasileiros e ter um papel construtivo no mundo, e não um papel destrutivo, um papel de desrespeito, um papel de intolerância, que é o que vem sendo manifestado por ele. Isso é péssimo para o Brasil, mas não devemos perder a esperança. Dias melhores virão! Esses dias difíceis que vivemos passarão, e o País voltará a ter um Presidente da República que honre o cargo e orgulhe todos os brasileiros e brasileiras.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más