BLOG

Coordenadoria Socialista Latino-americana reúne-se no México

Noticias

Na quarta-feira (29), a Coordenadoria Socialista Latino-americana reuniu-se na Cidade do México. A convocação foi feita pelo Secretário Geral da Coordenadoria e vice-presidente do PSB, Beto Albuquerque. Representantes dos Partidos Socialistas da Argentina, Uruguai, Paraguai, México e Equador estiveram presentes, além do PS da Nicarágua, como convidado. O presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, e a assessora para assuntos internacionais do PSB, Yara Gouvea participaram os debates.

Na pauta dos socialistas a corrupção nos governos de esquerda, a necessidade de maior transparência, a hegemonia do neoliberalismo nas economias, a sustentabilidade e o desenvolvimento, o recrudescimento do conservadorismo, a insegurança e o crime organizado, que tem se apropriando de muitos territórios.

Para Albuquerque, a integração regional é um debate permanente. “A Coordenadoria Socialista Latino-americana está mais focada nas realidades dos países com visão crítica. Queremos discutir a corrupção nos governos de esquerda e não fechar os olhos. Por isso, vamos propor uma estrutura orgânica de funcionamento da Coordenadoria e, em outubro, nos reuniremos novamente, no Rio de Janeiro”, disse.